Página inicial SetaNotícias SetaSeduc oferece especialização em Coordenação Pedagógica

Seduc oferece especialização em Coordenação Pedagógica

06/07/2012

CAPACITAÇÃO

Seduc oferece especialização em Coordenação Pedagógica

Curso será realizado em parceria com o Ministério da Educação

Terá início no dia 23 de julho o período de inscrições para o curso de especialização em Coordenação Pedagógica, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Escola de Formação, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). A formação será a distância e contará com nove encontros presenciais. Serão, ao todo, 405 horas/aulas. Ministrado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), o curso tem como objetivo ampliar a capacidade dos coordenadores pedagógicos na análise e resolução de problemas e na organização do trabalho pedagógico nas escolas. Os interessados têm até o dia 7 de agosto para se inscreverem. Ao todo, são oferecidas 400 vagas.

Podem se inscrever profissionais que exercem a função de coordenadores pedagógicos nas redes municipais ou na rede estadual de educação. Para serem selecionados, os inscritos devem, ainda, ter cursado graduação em Pedagogia ou ter licenciatura plena, estar exercendo a função de coordenador pedagógico em escola regular, de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Educação Profissional, e ter disponibilidade para 10 horas de estudos semanais e, também, para os encontros presenciais, que serão realizados aos sábados nos polos que darão o suporte à formação.

O curso – As aulas terão início em agosto deste ano e tem previsão de encerramento em dezembro de 2013. Ele foi preparado na versão para internet, no ambiente Moodle, que estará disponível no servidor do MEC. Cada participante receberá um CD-Room, com o conteúdo básico do curso, o que permitirá estabelecer horários específicos e individuais para os estudos. A formação inclui atividades didático-pedagógicas presenciais, além de disponibilizar informações gerais e específicas aos participantes.

Os encontros demandam participação obrigatória, incluindo a abertura no dia 25 de agosto e o encerramento em dezembro do próximo ano. O primeiro encontro presencial será na Faculdade de Educação da UFG, em Goiânia, no dia 1º de setembro, quando será feita a introdução ao curso e ao ambiente virtual de estudos. Os demais encontros serão trimestrais. Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2013 serão apresentados os trabalhos de conclusão.

Durante a formação, os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) de Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí, Jussara, Luziânia, Morrinhos, Posse, Uruaçu e Porangatu darão todo o suporte necessário. Vale ressaltar que os NTEs são destinados a formação dos professores em todas as áreas, com foco no currículo das escolas. A UFG divulgará em breve o edital desta pós-graduação latu sensu. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR): www.ciar.ufg.br.