Página inicial SetaNotícias SetaGoianos colaboram com Pacto Pela Educação, avalia secretário

Goianos colaboram com Pacto Pela Educação, avalia secretário

Mais Fotos

30/09/2011

REFORMA EDUCACIONAL

Goianos colaboram com Pacto Pela Educação, avalia secretário

Diretrizes da reforma já foram discutidas em 24 subsecretarias regionais

Clique na galeria de fotos e veja imagens das reuniões em Ceres e Goianésia.
Crédito: Mônica Salvador

Participação expressiva da sociedade por meio de sugestões e observações que só tendem a melhorar o plano de reforma educacional para a rede pública em Goiás. Este é o balanço que o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, faz das reuniões que têm sido realizadas para debater o Pacto Pela Educação, nome dado ao conjunto de 25 diretrizes – agrupadas em cinco eixos estratégicos – que integram a reforma.

Em menos de um mês após o lançamento do pacto, Thiago, acompanhado por técnicos da secretaria, já percorreu 24 das 38 Subsecretarias Regionais de Educação, além de ter feito reunião, com o mesmo objetivo, com diretores de escolas da região metropolitana. Na semana que vem deverão ser visitadas outras 12 subsecretarias, começando com Morrinhos e Piracanjuba na segunda-feira, 3. Na última quinta, 29, estavam na agenda Itapaci, Ceres e Goianésia.

“Muitas idéias tem surgido nestes debates e serão incorporadas à reforma. Percebo que existe um ‘despertar’ da população em relação à Educação. A sociedade está entendendo que esta deve ser uma causa de todos”, avalia Thiago Peixoto.

Diálogo aberto - Outro ponto positivo que tem sido destacado nas reuniões do Pacto Pela Educação, sobretudo pelos subsecretários e educadores, é o fato de o próprio secretário apresentar as diretrizes da reforma educacional com o maior número de detalhes possível, reforçando assim a transparência necessária para um projeto deste porte.

“A nossa meta é que todos os goianos façam um pacto com os nossos 600 mil alunos e com todos os profissionais da Educação da rede pública estadual. Um pacto com a melhoria da qualidade da Educação. Não teria sentido se o secretário chegasse em cada cidade, fizesse apenas um discurso e deixasse os técnicos apresentando um projeto pronto da reforma educacional. Vamos muito além desta ação protocolar”, enfatiza Thiago Peixoto, lembrando ainda que, após o detalhamento do Pacto Pela Educação, o público presente pode participar de um dos cinco grupos de discussão, divididos de acordo com os eixos estratégicos da reforma.

Além dos profissionais da Educação (gestores, professores e servidores administrativos), representantes do Conselho Estadual de Educação, de igrejas, entidades de classe, associações comerciais, sindicatos e da Polícia Militar também tem comparecido aos debates, além de vereadores, deputados, prefeitos e secretários municipais.

Depois de percorrer todas as 38 Subsecretarias Regionais de Educação, as diretrizes da reforma educacional serão apresentadas a órgãos e entidades representativas da sociedade, como Assembléia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil. Thiago Peixoto também já detalhou o Pacto Pela Educação ao procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, e demais integrantes do Ministério Público.

Subsecretarias que já sediaram reuniões do “Pacto Pela Educação”:

1. Campos Belos
2. Catalão