Página inicial SetaNotícias SetaGoianos colaboram com Pacto Pela Educação, avalia secretário

Goianos colaboram com Pacto Pela Educação, avalia secretário


Mais Fotos

REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL REFORMA EDUCACIONAL


30/09/2011

REFORMA EDUCACIONAL

Goianos colaboram com Pacto Pela Educação, avalia secretário

Diretrizes da reforma já foram discutidas em 24 subsecretarias regionais

Clique na galeria de fotos e veja imagens das reuniões em Ceres e Goianésia.
Crédito: Mônica Salvador


Participação expressiva da sociedade por meio de sugestões e observações que só tendem a melhorar o plano de reforma educacional para a rede pública em Goiás. Este é o balanço que o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, faz das reuniões que têm sido realizadas para debater o Pacto Pela Educação, nome dado ao conjunto de 25 diretrizes – agrupadas em cinco eixos estratégicos – que integram a reforma.

Em menos de um mês após o lançamento do pacto, Thiago, acompanhado por técnicos da secretaria, já percorreu 24 das 38 Subsecretarias Regionais de Educação, além de ter feito reunião, com o mesmo objetivo, com diretores de escolas da região metropolitana. Na semana que vem deverão ser visitadas outras 12 subsecretarias, começando com Morrinhos e Piracanjuba na segunda-feira, 3. Na última quinta, 29, estavam na agenda Itapaci, Ceres e Goianésia.

“Muitas idéias tem surgido nestes debates e serão incorporadas à reforma. Percebo que existe um ‘despertar’ da população em relação à Educação. A sociedade está entendendo que esta deve ser uma causa de todos”, avalia Thiago Peixoto.

Diálogo aberto - Outro ponto positivo que tem sido destacado nas reuniões do Pacto Pela Educação, sobretudo pelos subsecretários e educadores, é o fato de o próprio secretário apresentar as diretrizes da reforma educacional com o maior número de detalhes possível, reforçando assim a transparência necessária para um projeto deste porte.

“A nossa meta é que todos os goianos façam um pacto com os nossos 600 mil alunos e com todos os profissionais da Educação da rede pública estadual. Um pacto com a melhoria da qualidade da Educação. Não teria sentido se o secretário chegasse em cada cidade, fizesse apenas um discurso e deixasse os técnicos apresentando um projeto pronto da reforma educacional. Vamos muito além desta ação protocolar”, enfatiza Thiago Peixoto, lembrando ainda que, após o detalhamento do Pacto Pela Educação, o público presente pode participar de um dos cinco grupos de discussão, divididos de acordo com os eixos estratégicos da reforma.

Além dos profissionais da Educação (gestores, professores e servidores administrativos), representantes do Conselho Estadual de Educação, de igrejas, entidades de classe, associações comerciais, sindicatos e da Polícia Militar também tem comparecido aos debates, além de vereadores, deputados, prefeitos e secretários municipais.

Depois de percorrer todas as 38 Subsecretarias Regionais de Educação, as diretrizes da reforma educacional serão apresentadas a órgãos e entidades representativas da sociedade, como Assembléia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil. Thiago Peixoto também já detalhou o Pacto Pela Educação ao procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, e demais integrantes do Ministério Público.

Subsecretarias que já sediaram reuniões do “Pacto Pela Educação”:

1. Campos Belos
2. Catalão
3. Ceres
4. Formosa
5. Inhumas
6. Itapaci
7. Itumbiara
8. Goianésia
9. Goiatuba
10. Luziânia
11. Minaçu
12. Mineiros
13. Piranhas
14. Planaltina
15. Porangatu
16. Posse
17. Quirinópolis
18. Rio Verde
19. Rubiataba
20. Santa Helena
21. São Miguel do Araguaia
22. Silvânia
23. Trindade
24. Uruaçu

Palavras Chaves: Pacto pela Educação,

 

Acesso Rápido