Página inicial SetaNotícias SetaDivulgada lista de alunos da rede pública selecionados para Maratona Enem 2011

19/08/2011

MARATONA ENEM/2011

Divulgada lista de alunos da rede pública selecionados para Maratona Enem 2011

Sorteados participarão de aulas preparatórias em nove escolas particulares de Goiânia

Os dois mil alunos da rede estadual de ensino sorteados para participar da maratona do Enem 2011 já podem consultar em quais colégios vão fazer o curso preparatório ao longo dos próximos nove domingos. O link está disponível ao lado ou ainda, na página inicial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no campo “Documentos Importantes”.

A maratona foi proposta à Secretaria Estadual da Educação pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Goiás (Sinepe). Em todo o Brasil, mais de 5,4 milhões de jovens farão a prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo da maratona é auxiliar os estudantes de colégios públicos a se prepararem melhor para o Enem, que hoje é utilizado por praticamente todas as instituições federais de ensino superior como forma (total ou parcial) de seleção para ingresso. Os alunos terão aulas aos domingos até a data de realização da prova, nos dias 22 e 23 de outubro.

Hoje (19/08), representantes de escolas particulares se reuniram com o secretário da Educação, Thiago Peixoto, para dar mais detalhes, à imprensa, desta iniciativa do Sinepe. Ficou estabelecido que o critério para que o estudante continue fazendo parte do programa seja a assiduidade – uma falta e o aluno já será excluído, dando oportunidade a outros que estão na lista de espera. As aulas ocorrerão entre 8:00s e 12:00 e não terão qualquer tipo de custo para os participantes.

Segundo o secretário Thiago Peixoto, há um desafio no Brasil que é melhorar a educação e, para tanto, o apoio oferecido pelas escolas privadas é fundamental para avançar ainda mais. De acordo com o secretário, a parceria é uma grande colaboração com a educação do Estado. Segundo o diretor do Colégio Millenium - que também faz parte do projeto -, Gustavo Silva, quanto melhor o ensino público, melhor o ensino privado também, já que isto aumentaria o grau de motivação dos estudantes.

Presidente do Sinepe, Krishnaaor Ávila explicou que as aulas começarão já no próximo domingo (21) com enfoque para as disciplinas de português e matemática. Ele afirmou que a orientação geral é para que em todas as unidades que oferecerem a maratona, os professores trabalhem sempre com a resolução de questões de exames anteriores, para que os alunos cheguem à prova acostumados com o modelo adotado.

Vagas - Apenas na capital, foram disponibilizadas duas mil vagas em nove diferentes colégios particulares. Dos 12 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio que frequentam as aulas em unidades da rede estadual (7 mil só em Goiânia), aproximadamente 3 mil se inscreveram nas suas próprias escolas para participar do programa. A seleção dos candidatos foi feita por meio de sorteio.

Os colégios que participam da maratona do Enem em Goiânia são: WR, com 200 vagas; Visão, com 200 vagas; Dinâmico, com 140 vagas; Millenium Classe, com 150 vagas; Prevest, 200 vagas; Protágoras, 300 vagas; Expovest, 290 vagas; Lúcia Vasconcelos, 180 vagas; e Práxis, 260 vagas. Durante as aulas, uma equipe da Secretaria da Educação percorrerá os colégios para recolher a lista de presença dos alunos. Também foram oferecidas vagas em colégios particulares de Anápolis (200) e Itumbiara (100).

Na TV e na internet

Secretário da Educação Thiago Peixoto comenta no Jornal do Meio Dia (TV Serra Dourada) iniciativa do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Goiás (Sinepe), que oferecerá aulas gratuitas a estudantes da rede pública estadual em colégios particulares. Veja:

 

Acesso Rápido